Tenho mais de 14 anos atuando nas áreas de transformação digital, marketing, desenvolvimento de produto, marketing digital, customer experience | CX, CRM, publicidade e inteligência de mercado.
Já trabalhei em cargos de Gestão em Marketing e Inteligência para empresas como Unimed Natal, Ambev e Solar BR Coca-Cola.
Tenho uma abordagem voltada a resultados através da tríade inovação, criatividade e inteligência, buscando o aprendizado rápido para acompanhar as mudanças do mercado, da cultura e da economia respectivos a cada negócio.
Falo inglês fluente. Sou tradutora voluntária do TED Conferences e participei da organização do TEDxUnP em 2017, primeiro evento TEDx em Natal, RN. Também sou tradutora independente e realizo trabalhos acadêmicos e corporativos.
Já ministrei palestras e cursos para organizações como Sebrae, Campus Party, UFRN, Nordestão e Jerimum Valley. Minha experiência profissional completa está disponível na minha página do LinkedIn.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Potiguar, com Especialização em Big Data pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Inovação, também pela UFRN.
Nasci em 1985, em Natal, Rio Grande do Norte, uma das cidades mais bonitas do litoral do nordeste brasileiro. Entre 1993 e 2000, morei 6 anos nos Estados Unidos (mais especificamente em Columbus, Ohio, e em Orono, Maine), enquanto meu pai cursava o mestrado e o doutorado.
Fazer parte da cultura americana tão cedo abriu a minha cabeça para várias coisas, como justiça, ética, valores, confiança. Viver nos EUA me ajudou a construir um senso de justiça que perdura até hoje e aumenta e se comprova a cada dia. Tive que lidar com bullying por muito tempo. Em vez de deixar isso destruir minha autoestima, decidi ignorar o que ouvia e passei a defender os colegas que também eram oprimidos. Hoje vejo que o estoicismo está em mim desde que era pequena. Coragem, sabedoria, moderação e justiça são os quatro principais valores dessa filosofia e que tento respeitar e seguir.
Sou do tipo que não leva caneta do trabalho pra casa e nem usa carro da companhia para ir fazer compras. Sou do tipo que não aceita tomar atalhos ou fazer algo errado mesmo que um gestor solicite e mesmo que custe meu emprego. Também sou do tipo que não permite que pessoas maltratem outras e faço sempre algo a respeito. "Se você vir fraude e não gritar 'fraude!', então a fraude é você", já dizia Nassim Taleb.
Hoje tenho 34 anos e um filho de 10 anos (com cabeça de 50) chamado Noah. Moramos em Natal, mas com uma vontade imensa de conhecer o mundo.
Eu não vejo o trabalho separado da minha vida pessoal, como muitas pessoas. Preciso fazer algo que tenha propósito para sentir que minha vida está sendo útil. Assim, procuro trabalhar com empresas e pessoas em quem acredito e confio. Eu tenho uma satisfação enorme em ajudar empresas a descobrirem o caminho certo a trilhar. Se eu tiver uma equipe comigo, fico feliz. Com um bom gestor, melhor ainda.
Além do meu currículo oficial (que você pode ver com detalhe aqui), já fui professora de inglês, tradutora freela para o Google e Hootsuite, redatora, cantora em banda de rock, backing vocal de banda de forró (não espalhe), garçonete de bar, empreendedora e tatuadora.
Qualquer coisa que eu não saiba fazer, eu aprendo rapidinho.
Leitura é uma das atividades mais importantes da minha vida. Posso dizer com bastante segurança que sou quem sou hoje por causa do tanto que li. E sou bastante orgulhosa de quem sou hoje.
Aprendi na prática que não é um ou outro livro que muda nossa vida (apesar de que isso pode acontecer), mas o efeito cumulativo de vários e vários livros ao longo do tempo é que gera um impacto permanente.
Por causa da leitura, aprendi a ser uma pessoa mais calma e paciente, aprendi a ter mais empatia, aprendi sobre saúde física e mental. E aos poucos fui mudando minha vida, de forma natural. Hoje posso dizer que possuo um alto nível de inteligência emocional e sou capaz de lidar com grandes problemas de forma tranquila (o que não quer dizer que é fácil, tá?).
Gosto principalmente de não-ficção sobre psicologia, história, música, arte, desenvolvimento pessoal, filosofia, estatística, produtividade e negócios. Gosto também de biografias e memoirs. Busco ler livros mais teóricos e contextuais do que técnicos e específicos. Alguns autores que gosto são Nassim Nicholas Taleb, Victor Frankl, Annie Lammot, Maya Angelou, Mark Manson, Tim Ferriss, Ramit Sethi, Daniel Goleman e Daniel Kahneman.
De ficção, gosto de ler clássicos. Dia desses li "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Marquez pela primeira vez e fiquei extremamente impactada, além de arrependida por não ter lido mais cedo. Gosto também de Isabel Allende, José Saramago, Dostoievsky, Ariano Suassuna, Tolkien e, claro, JK Rowling.
Sou grande defensora da leitura e acredito que compartilhar conhecimento é sempre uma boa ideia. Afinal, livros mudam as pessoas e são as pessoas que mudam o mundo.
Eu aprendi a dizer SIM a quase tudo que me traga novos conhecimentos e que me tire da minha zona de conforto. Fiz muitos cursos de programação, finanças, investimento, desenho, pintura, design, línguas e marketing ao longo dos anos. Esse conhecimento diversificado me ajudou a ter uma visão muito sólida do todo.
Fui (e continuo sendo) mentora voluntária em vários eventos da área de marketing e negócios, como o Sebrae Startup Day e a Campus Party. Ofereço mentorias gratuitas pelo Linkedin para pessoas que estão começando suas carreiras. Já fiz oficinas gratuitas sobre mercado e projetos para públicos de alunos e empreendedores. Adoro dar aula e ensinar e faria isso de graça.
Sou tradutora voluntária do TED Conferences e além de vários talks do TEDx, já traduzi uma palestra do evento TED oficial (é o sonho de todo tradutor do TED). Também participei da organização do primeiro TEDx de Natal, que foi na UnP.
Constantemente envio emails ou mensagens por Linkedin para pessoas que admiro me apresentando e buscando contribuir e aprender com elas. Já conheci muita gente bacana, interessante e inteligente dessa forma e ganhei tanto amizades como oportunidades de trabalho. Eu nunca gostei da palavra "networking", mas descobri que faço isso naturalmente há 10 anos. O importante é sempre buscar aprender com as pessoas e ajudar sempre que possível. "Se você for a pessoa mais inteligente da sala, não conseguirá evoluir", então sempre procuro estar perto de pessoas bem mais inteligentes que eu.
Tenho valores bem definidos que guiam meu dia-a-dia e minhas decisões. Alguns dos princípios pelos quais vivo são: sabedoria, justiça, coragem, moderação, consistência, gentileza e serenidade. Podem parecer palavras soltas, mas minha vida é guiada de forma a respeitar e praticar esses valores, seja em casa, no trabalho, com amigos, colegas ou desconhecidos. Meu senso de ética é forte e implacável.
Tenho um lado criativo e um lado analítico. Como resultado da minha personalidade criativa, estou sempre procurando criar coisas melhores ou melhorar coisas que já existem. Acredito que forma é tão importante quanto conteúdo e por isso sou muito atenta a design e arte em geral em tudo o que faço.
Também sou uma pessoa analítica e adoro resolver problemas. Adoro pesquisas, relatórios e dados. Interesso-me pela história que os dados contam e gosto de transformá-la em algo palpável e acionável.
Sou uma contadora de histórias. Consigo unir dados, conteúdo e arte de forma a educar, sensibilizar e resolver problemas.
Sou extremamente curiosa e adoro fazer perguntas. Na verdade, acredito que meu único e verdadeiro talento é fazer excelentes perguntas. Essas perguntas guiam a busca pelas respostas e eu não paro até encontrar as respostas. Isso me levou a trabalhar com inteligência e pesquisa de mercado.
Copyright © 2020 Larissa Fernandes – todos os direitos reservados.